Pages Menu
Categories Menu

Decoração de apartamentos pequenos

A principal dica para quem deseja fazer decoração de apartamentos pequenos é o máximo de aproveitamento do espaço disponível, mas isso não significa lotar de objetos e móveis cada centímetro do ambiente, e sim organizar tudo de modo uniforme e funcional. O desafio é saber combinar soluções de espaço com beleza e sofisticação, para gerar consequentemente conforto e sensação de amplitude aos moradores.

decoracao-apartamento-pequeno

Um ambiente só atende nossas necessidades do modo correto quando conta com apenas o necessário e cabível àquele espaço. Um exemplo de ambiente desorganizado é uma sala pequena que conta com aparelhos esportivos, como bicicleta ou esteira ao canto, é inconveniente, afinal o espaço é pequeno e podia ser decorado com algo mais útil com relação ao ambiente. Aparelhos esportivos devem ter um cômodo para si próprio, podendo ser arrastados para a sala quando em uso.

O básico e essencial na decoração de apartamentos pequenos é o que geralmente é permitido e útil em determinado cômodo, portanto qualquer móvel em desuso ou inútil no local deve mudar de cômodo ou ser deixado de lado. Em salas, rack, sofá e alguns pufes soltos já basta; nos quartos, cama, guarda-roupa, mesinha de escritório; nos banheiros, apenas os armários de modo compacto aderidos à parede; na cozinha, armários que contornam o espaço de modo funcional, além dos eletrodomésticos.

Dicas de decoração de apartamentos pequenos

Existem alguns truques de decoração para você deixar um apartamento pequeno com sensação de maior. São eles:

Espelhos

Você sabia que espelhos quando bem usados na decoração de apartamentos pequenos podem dar sensação de amplitude devido a ilusão de dobrar distâncias?

DSC01672

Podem ser usados em pequenos corredores na parede final para ampliar esse espaço; em banheiros pequenos, espelhos que ocupam toda a parede tornam o banheiro maior e até mais confortável; em salas de jantar, espelhos são convenientemente agradáveis e bonitos num painel decorativo; também existem os espelhos decorativos, em formatos diferenciados que podem ser colocados em diferentes espaços, entre outros.

Cores claras

Invista em decorações com cores claras, desde móveis a cores de parede, pois dá sensação de amplitude por serem cores abertas. É só você lembrar-se daquela história de que “preto engorda”, afinal uma sala pequena com paredes escuras só faz encolher mais ainda o ambiente.

cores-claras-para-sala-3

Quando for escolher as cores da sua parede, invista em branco ou creme e escolha apenas uma das paredes para colocar uma cor marcante e em tom bem vivo, como laranja ou amarelo, com uma textura se desejar.

Como você aplicou cores de base neutra no ambiente em geral, invista em detalhes com cores mais vivas como vermelho, laranja e até escuras, assim elas se sobressaem em meio ás cores claras.

Boa iluminação

Outra tática de amplitude é a boa iluminação do ambiente, afinal quanto mais luz natural entrar por janelas ou luz elétrica refletindo nas paredes claras e nos móveis, mais sensação de espaço é produzida. Invista em luminárias de design diferenciado para ser moderno e sofisticado, assim como todo o resto do ambiente.

ap

Uma dica para salas de estar é investir em cortinas de cores claras, as quais mesmo estando fechadas produzem uma luz gostosa que entra no ambiente de forma agradável. Casa iluminada é casa confortável.

Prateleiras

São móveis de paredes usados para exposição de objetos decorativos, sendo fáceis de instalar e facilmente combinam em qualquer cômodo. São úteis em cozinhas para guardar panelas e vasilhas, como também em quartos para expor porta-retratos ou pelúcias.

368592-prateleiras-de-madeira2

Obras de arte

Trabalhos artísticos grandes ou pequenos sempre tornam um ambiente mais culto e até descolado, tais como quadros e pinturas de parede, esculturas grandes ou também de parede, miniaturas expostas em prateleiras ou acima de móveis, entre outros. Não vale exagerar num cômodo, colocando cinco quadros numa parede pequena, afinal a intenção não é preencher a parede como um todo e sim tornar um item nela especial, que é a obra de arte.

Móveis projetados para decoração de apartamentos pequenos

fotos-moveis-projetados

Painel e rack projetados.

Para um melhor clima de organização e funcionalidade no seu apartamento pequeno, invista em móveis projetados, os quais são compactos e bem modernos possibilitando maior trânsito pelo ambiente como também mais beleza. Leia mais sobre Móveis Projetados.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Decoração de apartamentos pequenos, 5.0 out of 5 based on 1 rating

2 Comments

  1. Gostaria de saber qual cor da sala da que está na quarta foto?

  2. Por favor me informem a cor da sala da quarta foto…

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Tags:, , , ,