Pages Menu
Categories Menu

Decoração de Cozinha

 

Uma das partes mais cativantes de uma casa deve ser a cozinha, pois apesar de não passarmos grande parte do dia nela, precisamos de conforto, praticidade e também beleza nesse espaço quando passarmos por lá. Para isso, uma boa decoração de cozinha é exigida, começando desde posição dos móveis até os mínimos detalhes como adesivos, xícaras e simples ímãs de geladeira. Confira abaixo algumas dicas para você melhorar sua cozinha tornando esse local aconchegante, bonito e funcional.

Decoração de cozinha

Características básicas

Localização:

Primeiramente, deve-se perceber o espaço numa casa em que essa cozinha se localiza. Apesar de não ser um ambiente tão socialmente frequentado, a cozinha deve estar próxima de áreas mais frequentadas, como a sala de jantar ou de estar, assim como também deve ter fácil acesso para áreas externas, perto das portas de entrada, para facilitar com as compras.

Formatos:

Em uma casa, um ambiente pode ser dos mais variados formatos, mas os mais indicados para facilitar a organização da decoração em uma cozinha são os formatos quadrada e retangular, pois ajudam no planejamento e também na capacidade de aguentar mais pessoas ao mesmo tempo nesse ambiente (há casos em que juntam mais de três pessoas para fazer um bolo, não é mesmo?).

Porta:

Pode ter porta ou não, sendo aberta ou não para o resto do ambiente da casa. Caso seja aberta para a sala, é indicado que a cozinha acompanhe o estilo de decoração desse local, para não haver conflito visual passando de um cômodo a outro. Caso seja fechada para a sala, há uma liberdade um pouco maior para decoração, sem deixar de manter o visual da casa como um todo, é claro.

Ventilação:

O local deve ser ventilado de modo que haja circulação de ar entre janelas ou janela e porta. É importante também ressaltar que o fogão deve ser localizado fora de correntes de ar, podendo estar posicionado na mesma parede na qual as janelas se localizam.

Tipos de Cozinha

Assim como todo cômodo de uma casa, uma cozinha pode ter variados tipos, variando tamanhos, estilos, cores, formatos, móveis, etc. Podem possuir estilos diferenciados ajudando na escolha da decoração, como a moderna ou rústica. Podem ter influências dos estilos internacionais como a cozinha americana, francesa, japonesa, italiana, entre outras. E é claro que podem ser pequenas ou grandes, sendo assim, tudo interfere no modo de decorar.

Decoração para cozinhas pequenas

Decoração de cozinha simples

Não entre em pânico caso sua cozinha for pequena e você achar que não dá para decorar. Claro que dá! Quanto mais simples for o local, mais simples será a decoração, mas isso não significa que será ineficiente, apenas que será rápido e fácil de fazer, muitas vezes barato e um pouco minimalista.

Começando pelas cores, esse espaço deve possuir cores claras e neutras como um todo, tendo detalhes com cores mais fortes. As paredes, por exemplo, podem ser brancas ou amarelas claras e no resto do ambiente haver itens de decoração que ressaltem em meio ao ambiente claro, como xícaras vermelhas, adesivos de parede coloridos, ímãs de cores quentes na geladeira, entre outros. Paredes claras não são apenas “bonitas”, elas também reforçam um ar de espaçoso no ambiente. Também deve ser tudo bem iluminado, para aumentar mais ainda a ideia de espaçoso.

Posicione bem estrategicamente os três principais itens de uma cozinha: fogão, pia e geladeira, pois partindo de uma boa posição desses, o resto dos itens serão bem distribuídos ao longo do local e não haverão problemas de portas de armários não abrindo nem você se sentindo apertado.

Os armários devem ser, em sua maioria, mais verticais e altos, se possível, evitando “gastar” espaços na horizontal na cozinha, afinal é possível deixar um espaço sobrando em ambientes pequenos, dando ar de amplitude ao local. Como a cozinha mantém uma cor clara, portas de vidro em algumas portas de armários são ideais para melhor localização de itens, além de que irá combinar com o local. Prateleiras também são bem-vindas.

Em cozinhas pequenas, eletrodomésticos como liquidificadores, micro-ondas, sanduicheiras, entre outros, devem ser guardados e mantidos de forma embutida em armários para não “entulhar” o ambiente que já é pequeno por si só, deixando-o limpo e convidativo.

Uma boa ideia de funcionalidade para uma cozinha pequena é fazê-la toda a base de balcões, cortando o ambiente todo, fazendo armários embutidos na parte debaixo e colocando prateleiras com itens de uso ou de decorações na parte de cima. Funcional e lindo.

Quanto à decoração estética do local, você pode optar por usar adesivos florais ou de utensílios domésticos desenhados nas paredes. Um papel de parede ou um piso legal também são ótimos. Pode reservar uma prateleira ou duas para decorar com xícaras, bules, panelinhas, casinhas de madeira, entre outros. Nas janelas, uma cortina pequena com uma estampa da cor de outro detalhe da cozinha é maravilhoso, como por exemplo, flores verdes numa cortina combinando com a faixa do meio de azulejo na parede que também tem detalhes verdes. As maçanetas dos móveis também podem combinar com a decoração do ambiente e etc.

Decoração para cozinhas grandes

Decoração de cozinhas grandesCaso sua cozinha ainda esteja em processo de construção, não opte por cozinhas muito grandes, pois esse espaço deve ser aconchegante e não impessoal, para isso um tamanho mediano é o bastante para lidar com o espaço. Caso já esteja com uma cozinha grande pronta, não se preocupe, você também possui inúmeras possibilidades de decorá-lo com acessórios e outros itens decorativos.

Como o objetivo é ocupar espaço, você deve optar por usar móveis grandes para preencher todo o espaço disponível no local. Bancadas longas, balcões estilo cozinha americana, armários com portas largas, prateleiras grandes ao longo da parede com enfeites, e assim vai.

Para não tornar essa cozinha grande monótona demais por ter móveis grandes, você pode optar por usar objetos decorativos, como vasos de plantas altas na quina entre paredes, pois é lindo e oferece um conforto ao estar presente. Como também vasos de porcelana, esculturas, tapetes longos combinando com a cozinha, entre outras peças que combinem com a decoração. Caso você tenha alguma coleção como de xícaras, panelas, taças ou outras louças, é um ótimo espaço para você expô-la, como por exemplo, em uma vitrine ou prateleiras num cantinho da cozinha.

A iluminação também é bem importante para uma cozinha grande, pois pode oferecer sensações de aconchego quando bem adaptadas às dimensões do ambiente. Deve ser bem iluminada, dando sempre a ideia de dia, pois isso conforta, ainda mais em cozinhas que são em formato de corredores, sendo assim a cada espaço determinado uma lâmpada é necessária. Luzes amareladas remetem ao luxo, portanto em cozinhas mais sofisticadas é ótimo usar assim. Os balcões também devem ser iluminados.

Quanto às cores usadas em ambientes maiores como esses, busque optar por cores quentes que evocam proximidade nesse espaço tão grande. Bege, vermelho, laranja, amarelo, entre outros tons. Lembre-se sempre de manter as cores de detalhes com as cores gerais mantendo um equilíbrio constante.

Quanto à decoração estética do local, opte por um piso liso, sem muita decoração, afinal seus objetos de enfeite serão os itens decorativos; as paredes devem ser neutras, com um papel de parede neutro também, acompanhando o estilo da sua decoração; combine cortinas com o piso, equilibrando assim as paredes e janelas com o chão, oferecendo unanimidade ao espaço.

Estilos diferenciados para cozinhas

Se sua preocupação não é se a cozinha é grande ou pequena e sim como decorar de forma diferenciada esse seu espaço em casa, este tópico é para você. Existem formas de decorar uma cozinha que ultrapassam os limites do básico, evoluindo para um patamar mais caro, porém que oferece muita satisfação quando bem elaborada, como por exemplo as cozinhas customizadas em estilos de épocas (rústicas, modernas, vintage, entre outras).

Vai muito do gosto da pessoa, é claro, mas fica realmente muito agradável quando um espaço da casa tem tudo a ver com nossa personalidade. Se uma pessoa é mais tranquila, vive num local arejado como uma casa de campo ou roça e mora com pessoas mais velhas e tradicionais, opte por uma cozinha de estilo rústico que tem tudo a ver com essas características. Colheres de pau penduradas, panelas de barro, móveis de madeira, papel de parede estampado com desenhos mais abstratos, bastante iluminação transmitindo conforto, e assim vai.

Pessoas da cidade, que param pouco em casa, trabalhadoras, práticas e que necessitam de coisas ágeis, exigem uma cozinha extremamente funcional, e a que é totalmente relacionada a esse tipo de personalidade é a cozinha moderna, a qual deixa tudo ao alcance, geralmente é pequena e bastante prática. Cores mais neutras, armários e eletrodomésticos embutidos, poucos móveis e armários altos, e assim vai.

Há quem ame cuidar da casa, ame fofuras, ame estampas, cores fortes e os mais variados tipos de enfeites decorativos. Para esse tipo de pessoa, uma cozinha no estilo vintage é ideal. Ser vintage é ser estiloso abusando de cores, formatos e antiguidades, como estampas de bolinhas, florais antigos, entre outros.

Uma cozinha vintage pode possuir uma parede de cor bem quente, esculturas de paredes de carros antigos ou bonecas pin ups, expor coleções coloridas, usar e abusar de panos de pratos com estampas florais, um piso mais amadeirado, entre outros. Até mesmo seu avental pode ser vintage nesse ambiente! Nesse caso, até os móveis podem ser coloridos, mas cuidado para não se tornar um brega negativo, viu?

Esses são só alguns exemplos de como sua personalidade pode influenciar até na sua cozinha, basta associar bom senso ao prático e dar uma cara nova a esse ambiente tão legal de se decorar.

Decoração em estilos internacionais

Outros modos diferenciados de se decorar é indo de acordo com o modo de decoração de cozinha em outros países. A cozinha americana, por exemplo, é conhecida por ter seu balcão grande bem funcional no meio do local; a cozinha japonesa, a qual é conhecida por ser prática, manter cores neutras relacionadas ao país (branco, preto e vermelho), não possui assentos, nem muitos armários; a cozinha francesa, a qual é bem iluminada, serena, cores claras, tons amadeirados; entre outros tipos de decoração que remetem a essas outras culturas, as quais dependem bastante do seu gosto e repertório.

Um site onde você irá conseguir boas referencias de coração internacional é o http://www.interiordesign.net/.

Decoração de cozinha barata

Você pode criar sua própria decoração de cozinha, sem gastar muito com decoradores profissionais ou peças chiques e importadas as quais você não pode pagar. Pendure panos de pratos de maneira estratégica em paredes vazias; brinque com adesivos de parede nas paredes, móveis ou até na geladeira; enfeite prateleiras com seus itens mais coloridos, como xícaras, copos e potes de biscoito; pegue um lençol velho em bom estado e faça uma cortina para sua janela, com rendinha ou outro detalhe ao seu gosto; decore com caixinhas ou latas de alimentos, é bem diferente; entre outros.

Nessas lojas de um e noventa e nove você pode encontrar muitas coisas bacanas para decorar sua cozinha de acordo com seu estilo, portanto não tem desculpa de não ter dinheiro e ter uma cozinha cafona, viu?

Empresas de decoração

Não é difícil encontrar profissionais que estudem melhor sua cozinha e que indiquem maneiras de se decorar, basta procurar empresas que trabalhem com decoração ou ir a lojas de itens decorativos que possivelmente eles te indicarão um profissional conhecido da área.

Cozinhas planejadas são mais fáceis de serem decoradas, portanto faça essa associação com a empresa de planejamento com a de decoração, caso não seja a mesma. Participe ativamente na construção do orçamento de seus itens decorativos e abuse de perguntas e opiniões, afinal um cômodo da sua casa está em jogo.

Caso tenha tudo em mente e deseje decorar tudo por si só, pesquise bastante em lojas de decoração os itens que deseja comprar, para assim não comprar o primeiro vaso que ver ou o primeiro tapete que achar. Pesquise, compare, decore!

Compre itens para sua cozinha hoje mesmo!

Galeria com as mais lindas cozinhas decoradas:

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.4/5 (8 votes cast)
Decoração de Cozinha, 3.4 out of 5 based on 8 ratings

5 Comments

  1. quero saber se tem faixa para conzinha tambem , estilo faixa pra quarto de bebê porem com figuras de conzinha

  2. Boa tarde gostei muitos dos seus post e trabalho, comprei minha casa há pouco e gostaria de um projeto….como funciona?
    Att

  3. Adorei as dicas,e a minha cozinha ficou perfeita :) Obrigada

  4. PROJETO: FREEZER OU GELADEIRA FICÇADO NA PAREDE HORIZONTAL O presente relatório descritivo refere – se a uma patente de modelo de utilidade para freezer ou geladeira similares horizontal, pertence ao campo dos equipamentos de refrigeração destinado a guardar e conservar alimentos e que recebeu disposição para ser tipo horizontal e suspenso em uma parede. Esse arranjo do freezer, geladeira e similares verticais apoiados no chão apresenta certa dificuldade de uso devido o acesso de seu espaço interno ser feito a partir de face superior e os alimentos ficarem arranjados de modo geral substancialmente sobrepostos. Ainda,nessa posição, é preciso o usuário debruçar – se sobre gabinete aberto,o que não é inteiramente cômodo. Esse modo do freezer, geladeira e similares verticais apoiados no chão em muitas situações não é o mais adequado do ponto de vista do arranjo do espaço onde são usados. Outro inconveniente desse tipo de aparelho de refrigeração é a possibilidade de acesso relativamente fácil para crianças o que é indesejavel. asim, o objetivo da presente patente de modelo de utilidade, é prover um freezer, geladeiras e similares horizontais que supere os inconvenientes acima. Outro objetivo é prover um freezer, geladeiras e similares horizontais de custo adequado. Tendo em vista, portanto os problemas acima referidos e no propósito de supera – los e visando atender aos objetivos relacionados, foi desenvolvida a disposição em freezer ou em geladeira ou em similares horizontais, objetivo da patente de modelo de utilidade, a qual consiste em construi – los compreendidos, essencialmente, por gabinete definido: por parede traseira na parte externa da qual são previstos meios de suporte para assentamento do gabinete em posição horizontal. 1: Suporte é ficçado na parede 2: freezer ou geladeira conequitado ao suporte de forma horizontal, diminuindo a largura e almentando o comprimento. Innovação da patente, freezer ou geladeira horizontal ficçado na parede pode ser utilizados em cozinhas planejadas sendo mais modernos.Patentiado em 2008 CONTATOS PARA MAIS INFORMAÇÕES: sp FON [ 011] 973750187 | RADIO 77464518 ID 55*94*137063,, Anderson E MAIL: andy-densao@ig.com.br

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>