Pages Menu
Categories Menu

Tapetes para Sala

Quando se fala em casa confortável, um dos itens que vêm à mente são os tapetes para sala que oferecem beleza ao lar, sensação de espaço e trazem conforto. Um dos pontos mais bem localizados de uma casa para enfeitar com tapetes é a sala, portanto se sua sala não possui em sua decoração um tapete, siga as dicas e informações abaixo e decore esse espaço tão digno de tranquilidade com muito charme e elegância.

Tapetes para sala

Medidas e formatos

Primeiramente, antes de você fazer compra em qualquer empresa, é importante e obrigatório você tirar as medidas de onde o tapete vai ficar no local. Dependendo do tamanho da sala, um tapete que ocupe determinado espaço vai variar, afinal salas pequenas e salas grandes possuem características diferenciadas.

Para salas menores e simples com poucos móveis, somente o básico, um tapete com a mesma largura que o sofá atinge adicionado de uma mesa de centro é o bastante. Em salas pequenas, porém com decoração mais sofisticada, um tapete grande que toma quase a sala inteira também pode servir, depende da posição dos móveis. Em salas menores, o uso de tapetes para sala pequenos também é bem-vindo no centro abaixo de uma mesinha ou outro enfeite de centro.

Em salas grandes, devemos optar por tapetes para sala maiores e longos. Existem tipos variados de salas grandes, e em caso das mais longas e estreitas, os tapetes devem acompanhar o design do formato da sala, sendo longos, com largura maior que altura. Em salas grandes com medidas mais proporcionais, os tapetes podem acompanhar os estilos e tamanhos dos móveis, ocupando a área que envolve o sofá até a estante da TV. Varia de sala para sala, portanto meça sua área de desejo, é bastante importante.

Cores

Tapetes para enfeitar salaNa compra de qualquer item de decoração devemos levar em conta as cores para assim construir uma harmonia no ambiente, e isso não é diferente com os tapetes. As cores dependem do estilo que a sala possui, os quais podem clean, sofisticado, moderno, vintage, retrô, entre outros.

Para salas mais neutras, de cores claras e básicas, um tapete pode ser mais chamativo com mais detalhes e até mesmo maiores. Sala com móveis claros permitem o uso de tapetes mais escuros e ousados, mais chamativos.

Em salas mais sofisticadas, um tapete mais básico já basta, pois em salas modernas, o básico é prevalecido. Ao contrário da clean, onde tudo é básico e o exagero vai no tapete, uma sala sofisticada deve possuir um tapete mais “calmo”, porém com um corte diferente, e isso dependerá da posição e do formato da sala.

Em salas vintage e com estilos mais retrô, tapetes para sala chamativos e criativos são praticamente obrigatórios. Nesses estilos, as cores que prevalecem são aquelas que gritam por nossa atenção, como rosa, verde, laranja e seus derivados. É claro que é bastante ousado e dependerá muito do estilo da pessoa, mas não deixa de ser uma boa ideia e está longe de ser brega. Brega é não decorar.

Tapetes Personalizados para Sala

Modelos de tapetes personalizadosCaso não encontre o tapete ideal para sua sala, procure empresas que desenham o tapete ideal e fazem na prática para você poder comprar. Tapetes redondos, com bordas diferentes, cores misturadas, ou outras opções, são difíceis de encontrar por aí, por isso existe a opção de personalizar um tapete. Pode até existir um lugar que venda tapetes diferenciados, mas de qualquer forma a especialização deles é atender o interesse geral, e você corre o risco de ainda não encontrar o que deseja.

Existe também a opção de personalizar um tapete decorando com uma imagem, como por exemplo, a imagem de uma mulher ou de um cantor, como também qualquer outra pessoa ou objeto seguindo os padrões da Pop Art, bem colorido e bem vintage, cujo estilo permite mais personalizações. Para salas mais modernas, os tapetes personalizados que são permitidos são aqueles que levam desenhos de flores, rosas, cubos, mosaicos, entre outros. Depende bastante do seu gosto e do seu bolso, afinal saem mais caros quando feitos exclusivamente para você.

Sugestões

Confira abaixo algumas sugestões que envolvem todas as características descritas acima, de maneira com que você possa se inspirar ou até mesmo encontrar de uma vez o melhor para sua sala.

  • · Numa sala mais com cores neutras, aposte em um tapete listrado cujas cores são aquelas que predominam no ambiente como um todo. Ex: Uma sala tomada pelas cores azul, branco e preto com um tapete listrado trabalhando essas cores. Alguns decoradores falam de tapetes listrados como “tapetes indianos”. Nesse caso, o tapete pode cobrir o chão inteiro da sala.
  • · Para salas com piso menos destacado, como de cimento, porcelanato claro ou até mesmo madeira, um tapete com cor vibrante cai bem. Ex: Um chão de ambiente rústico mais amadeirado com um tapete vibrante como vermelho, por exemplo.
  • · Se você busca conforto através de um tapete, aposte em algo felpudo, fofinho, que traga conforto apenas de olhar! Ex: Uma sala bem clean, com móveis azuis, cadeiras ou poltronas brancas, uma cortina mais clean, aposte em um tapete bege felpudo. Obs.: É importante saber se ninguém na casa possui alergia a tapetes felpudos.
  • · Em salas decoradas onde um móvel já se sobressai, como uma poltrona decorada, por exemplo, aposte em tapetes lisos para não desfocar nossa atenção dentre esse dois itens. Ex: Uma poltrona vermelha numa sala clara com um tapete mais liso e clean.
  • · Crie uma sintonia entre quadros de parede e o tapete da sala, dá um ar de decoração de sala simples e ao mesmo tempo fino. Ex: Quadros ou molduras de parede em tons vibrantes e um tapete em mesmo tom, porém mais claro; entre outros.

Enfim, com base nessas pequenas ajudas, pesquise, compare preços, cores e tudo mais, e faça a melhor compra. Decore.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Tapetes para Sala, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>